Em sala de aula, o trabalho com a literatura deve procurar estimular a criatividade linguística das crianças, contribuindo para formar o seu sentido estético e iniciando-a na arte em geral.
Um trabalho diversificado e criativo com a leitura é cada vez mais necessário na escola actual, tendo em vista as crescentes transformações e exigências da nossa sociedade e do mercado de trabalho, quanto à capacidade de ler e interpretar textos. Para se conseguir que o aluno se torne um leitor crítico, o texto tem que ser alvo de reflexão e recriação, associando a actividade de leitura à produção de outros textos ou trabalhos feitos pelos alunos e facilitando a expressão de suas visões sobre o texto.
É fundamental que os alunos entendam que a leitura não se limita a um processo mecânico de articulação e conjunção de um conjunto de símbolos, mas passa também pela apreensão da mensagem que nos querem passar. Para tal devemos contextualizar-nos devidamente e procurar recolher o máximo de informação possível sobre o que estamos a ler.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário