Em sala de aula, o trabalho com a literatura deve procurar estimular a criatividade linguística das crianças, contribuindo para formar o seu sentido estético e iniciando-a na arte em geral.
Um trabalho diversificado e criativo com a leitura é cada vez mais necessário na escola actual, tendo em vista as crescentes transformações e exigências da nossa sociedade e do mercado de trabalho, quanto à capacidade de ler e interpretar textos. Para se conseguir que o aluno se torne um leitor crítico, o texto tem que ser alvo de reflexão e recriação, associando a actividade de leitura à produção de outros textos ou trabalhos feitos pelos alunos e facilitando a expressão de suas visões sobre o texto.
É fundamental que os alunos entendam que a leitura não se limita a um processo mecânico de articulação e conjunção de um conjunto de símbolos, mas passa também pela apreensão da mensagem que nos querem passar. Para tal devemos contextualizar-nos devidamente e procurar recolher o máximo de informação possível sobre o que estamos a ler.
quinta-feira, 18 de março de 2010
3º B - O ensino da leitura e escrita de textos literários
Nesta aula fizemos um círculo de leitura com a história da “Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Já lemos a história na sala de aula e gostámos muito.
Formámos quatro grupos com cinco ou seis elementos. Cada elemento tinha uma função.
Tinha sido entregue a cada aluno a parte da história que iriam trabalhar. A aula começou por ser o reconto da parte da história que tinham lido.
Formámos quatro grupos com cinco ou seis elementos. Cada elemento tinha uma função.
Tinha sido entregue a cada aluno a parte da história que iriam trabalhar. A aula começou por ser o reconto da parte da história que tinham lido.
Estiveram muito bem. São uns conversadores de Primeira. A professora Ana deu-lhes os parabéns pela maneira como desenvolveram o discurso, pela riqueza de vocabulário e colaboração no trabalho.
Depois foram distribuidas as fichas. Cada elemento do grupo tinha uma função. Havia o Mágico das Palavras, o Ilustrador, o Senhor dos Excertos, o Senhor das Ligações, o Senhor do Essencial e o Animador de Discussão.
Depois de tiradas algumas dúvidas, começámos. Vão surgindo sempre dúvidas ao longo do trabalho, o que é natural, pois é um trabalho completamente diferente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)