terça-feira, 24 de novembro de 2009

Processo de identificação de palavras escritas - o leitor principiante.

No dia 23 deste mês houve aula assistida na Sala da Sophia. Foi muito engraçada porque gravámos as leituras e depois ouvimos, foi diferente e gostámos muito.
Primeiro ouviram a leitura feita por mim. A história era " O velho, o rapaz e o burro", adaptada. O objectivo da leitura era descobrir se os alunos distinguiam o som [v] e [b].
Foi um sucesso! Uma distinção claríssima. Parabéns!
Como não podiam ler todos leram só três.
Depois de ouvirem a leitura, leram o texto, com muita atenção porque o que vinha a seguir assim o exigia.Muita concentração, porque no texto a seguir vai haver caça ao erro.
Depois de bem lidos os textos, vamos procurar os erros.
Foram utilizadas três cores. A primeira foi usada para sublinhar os erros descobertos depois da leitura, sem ver o texto. A segunda cor foi usada para sublinhar os erros que tinham escapado, desta vez com o texto à frente e a terceira foi para rodear os erros que tinham escapado às duas tentativas anteriores. Esta última tarefa foi feita colectivamente. Ainda houve bastantes palavras rodeadas. FALTA DE ATENÇÃO!
Depois passámos o texto sem erros para uma folha.

2º ANO

Os alunos do 2º ano da escola da Pegada voltaram a ter outra aula do PNEP.

A aula iniciou-se com a distribuição de um "Loto dos Sons". Um aluno retirava do saco uma palavra e lia a palavra em voz alta para os colegas.


Os alunos trabalharam em pares, recebendo um cartão com imagens e diversos rectângulos em cartolina, com as diferentes palavras que estão representadas no "Loto dos sons".

Concentrados, os alunos colocavam a palavra sobre a imagem.

Todos os alunos conseguiram colocar as palavras nas imagens correctamente.

Por fim, os alunos aplicaram os conhecimentos nesta ficha de trabalho.


Sem comentários:

Enviar um comentário