sábado, 24 de abril de 2010

Leitura e escrita de textos não literários

Face à necessidade de contacto com textos em diferentes suportes e formatos torna-se fundamental que os alunos os experimentem e explorem na sala de aula. Esta exploração facilita o dia a dia dos alunos como cidadãos e prepara-os para uma melhor interpretação de tudo o que os rodeia, textos de actuação social que ao serem explorados na sala lhes permitem construir o conhecimento académico sobre a realidade.
Segundo o novo programa os alunos devem contactar com múltiplos textos em diferentes suportes e formatos, de diferentes tipos e com finalidades distintas, considerando o domínio do literário e o do não literário, sendo o texto não literário fundamental na construção e organização do conhecimento.

3º B - Leitura e escrita de textos não literários

Nesta aula falámos sobre a solubilidade de alguns materiais. Numerámos quatro frascos, nos quais iríamos colocar quatro materiais diferentes para verificar se se dissolviam ou não.Todos os frascos tinham água. No frasco nº 1 colocámos açúcar.
No nº 2 colocámos areia.
No nº 3 colocámos sal.
E no nº 4 colocámos café.
O que iria acontecer? Todos concluiram que o sal e o açúcar se iam dissolver, a areia não se dissolvia "senão na praia não havia areia", mas o café deixou dúvidas.
Mexemos todas as misturas mas se não mexêssemos os resultados seriam os mesmos mas mais demorados.
Qual seria a maneira de tirarmos esta dúvida? Vamos coar a mistura da água com o café e verificar o que acontece. Coámos e o pó de café ficou todo no coador. Deu cor e cheiro à água mas não se dissolveu.
Então, quando os materiais não se dissolvem podem-se separar filtrando. Quando se dissolvem e formam uma solução podem-se separar através da evaporação da água, como verificámos na solução que tirámos da experiência feita com a mãe da Margarida. Depois de filtrada a solução da aula de ciências, colocámo-la numa taça, a água evaporou-se e ficou o sal no fundo.
Lemos uma ficha informativa, com os nomes científicos dos fenómenos ocorridos.
E construímos uma tabela com o que tínhamos observado.